Jaime Felipe

Capitão de Mar-e-Guerra

da Marinha do Brasil

O Capitão de Mar-e-Guerra do Corpo da Armada Jaime Roberto da Costa Felipe se formou oficial da nossa Marinha em 1969, no final do curso superior de Ciências Navais na Escola Naval.

Após três anos, ao cursar a especialização em Hidrografia e Navegação, o seu entusiasmo pelas Ciências do Mar encontrou um campo tão fértil, que concluiu este curso em 1º lugar com distinção. Aplicando os conhecimentos adquiridos nesta “pós-graduação”, exerceu ao longo de sua carreira diversas funções na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) do Comando da Marinha.

Nessa conceituada instituição, teve o privilégio de comandar três navios hidrográficos, além de ter sido Encarregado de Navegação, Imediato e Chefe dos Departamentos de Oceanografia e Hidrografia de outros tantos navios.

Ainda na DHN, foi Chefe da Comissão de Levantamentos Hidrográficos da Amazônia, Chefe do Departamento de Ensino, Encarregado da Divisão de Cartografia e Instrutor das disciplinas: Cartografia, Hidrografia, Construção da Carta Náutica e Geologia Marinha do Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais.

Na Esquadra brasileira, foi Encarregado de Navegação do Navio-Escola “Brasil”, em viagem de sete meses pelo mundo, representando nosso país em quatro diferentes continentes.

Hoje, já na reserva da Marinha, leciona navegação e ciências afins em diversos cursos, entre os quais Mestre e Capitão Amador, Meteorologia, Planejamento de um Cruzeiro Oceânico, Navegação Eletrônica, Navegação Astronômica, Comunicações no Mar e Preparatório para o Concurso de Prático de Navios.
 

.

O PROFESSOR DE CAPITÃO AMADOR

O Comandante Felipe é hoje o profissional de maior reconhecimento em todo o país na preparação para os exames de Capitão-Amador, nos quais obtém sempre índices de aprovação expressivos.